Como funciona um helicóptero

Helicóptero (do grego ἔλιξ hélix (espiral) e πτέρυξ ptéryks (asa)) é um tipo de aeronave de asas diagonais, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião).

Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos permitem aos helicópteros serem utilizados em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capaz de pousar ou decolar. A capacidade de pairar por longos períodos de tempo e de decolagem e aterragem vertical permite aos helicópteros realizar tarefas que as aeronaves de asa fixa não podem executar.

Um erro comum é pensa que um Helicóptero se sustenta pelo deslocamento da massa de ar, mas isso é algo próximo do inconcebível, pois ele pesa algumas toneladas, e deslocar esta quantidade de ar é tecnicamente inviável e ineficiente.

A sustentação de um Helicóptero é dada pelo deslocamento de suas pás em alta velocidade, que são asas rotativas, e possuem o mesmo principio de funcionamento de uma asas de um avião de asas fixas.

Vamos ver um video explicativo, assim fica mais fácil !

Fontes:

Wikipédia:
Helicóptero
https://pt.wikipedia.org/wiki/Helic%C3%B3ptero

Youtube:
canal Manual do Mundo
https://www.youtube.com/user/iberethenorio

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta