É Possível Encontrar Megaestruturas Alienígenas Ao Redor de Pulsares?

É Possível Encontrar Megaestruturas Alienígenas Ao Redor de Pulsares?

Desde Outubro de 2015, quando a estrela de Tabby entrou nas nossas vidas, um outro termo interessante também passou a fazer parte das discussões sobre a existência de vida no universo, a Esfera de Dyson.

Essa ideia foi proposta nos anos 1960, por dois pesquisadores Freeman Dyson e Nikolai Kardashev, e ela diz que uma civilização poderia construir uma esfera em forma de uma megaestrutura ao redor da sua estrela para dali obter energia.

A esfera de Dyson, porém sofre dos mesmos problemas das outras ideias sobre a vida no universo, se ela existe, porque ainda não as encontramos. E no caso da esfera de Dyson que é uma mega estrutura porque não encontramos agora quando temos telescópios voltados especificamente para isso?

Outro problema é que existem n explicações que também poderiam explicar algo que poderia ser uma esfera de Dyson, e assim devido à grande ambiguidade não se pode afirmar com certeza sobre isso.

Agora, um outro pesquisador, chamado Osmanov veio com uma ideia revolucionária. Segundo ele, as esferas de Dyson existem sim, nós é que estamos olhando nos lugares errados.

A ideia consiste em basicamente duas coisas, primeiro a esfera de Dyson não é uma esfera completa, maciça, mas sim um conjunto de anéis e segundo, ela não está em qualquer estrela, mas sim ao redor dos pulsares, estrelas de nêutrons em rotação acelerada.

De acordo com ele seria até possível medir o tamanho das esferas, ou dos anéis dependendo da velocidade dos pulsares.

E se isso tudo já não fosse louco o suficiente, ele ainda propõe que essas esferas seriam observáveis, não na luz visível mas no infravermelho e diz que poderíamos usar a tecnologia atual do VLT, e WISE para identificar as estruturas.

Levando em considerações as distâncias, o tipo de estrela e o tamanho da estrutura, Osmanov estima que devam existir entre 43 e 85 candidatos a possuir uma esfera de Dyson ao seu redor no volume observável do espaço. E eles espera que campanhas de observação sejam feitas com a tecnologia atual e também com os próximos telescópios que estão por vir.

A ideia é no mínimo interessante, o tema de busca por vida inteligente extraterrestre é sempre fascinante, mas eu quero mesmo é saber a opinião de vocês, seria possível anéis de Dyson ao redor de pulsares, além disso, será que poderíamos observar esses anéis aqui da Terra, e por fim, será que existe uma civilização capaz de construir essas megaestruturas ao redor dos pulsares? Deixem nos comentários.

Fontes:

Finding Alien Megastructures Around Nearby Pulsars

Artigos:

https://arxiv.org/pdf/1705.04142.pdf

https://arxiv.org/pdf/1505.05131.pdf

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_de_Dyson

Canal Space Today
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta