O nióbio – Esclarecendo os mitos

O nióbio tem propriedades físicas e químicas similares ao do elemento químico tântalo e os dois, portanto são difíceis de distinguir. Em 1801, o químico inglês Charles Hatchett relatou a descoberta de um material similar ao tântalo e o denominou colúmbio. Em 1809, o químico inglês William Hyde Wollaston erroneamente concluiu que o tântalo e o colúmbio eram idênticos. O químico alemão Heinrich Rose estabeleceu em 1846 que os minérios de tântalo continham um segundo elemento que foi batizado como nióbio. Entre 1864 e 1865, ficou esclarecido que “nióbio” e “colúmbio” eram dois nomes do mesmo elemento. Por quase um século estes nomes foram utilizados de forma intercambiável. O nióbio foi oficialmente reconhecido como um elemento químico em 1949, mas o termo colúmbio ainda é utilizado na metalurgia estadunidense.

As primeiras aplicações comerciais deste elemento datam de começos do século XX. Existem poucas minas de nióbio com viabilidade econômica. O Brasil é historicamente o primeiro e produtor mundial de nióbio e ferronióbio (uma liga de nióbio e ferro) e é responsável por 75% da produção mundial do elemento.

A estabilidade térmica das superligas que contêm nióbio é importante para a produção de motores de aeroplanos, na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores. As ligas supercondutoras do tipo II, também contendo titânio e estanho, são geralmente usadas nos ímãs supercondutores usados na obtenção das imagens por ressonância magnética. Outras aplicações incluem a soldagem, a indústria nuclear, a eletrônica, a óptica, a numismática e a produção de joias. Nestas duas últimas aplicações ele é utilizado pela sua baixa toxicidade e pela possibilidade de coloração por anodização.

Mas o Nióbio não é o único elemento para se obter essas características, outros materiais como o vanádio e tungstênio também são usados para se obter resultados semelhantes.

O canal Hoje no Mundo Militar tem um video muito esclarecedor a respeito do assunto!

Fontes:

Wikipédia:
Nióbio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ni%C3%B3bio

Youtube:
Canal Hoje no Mundo Militar
https://www.youtube.com/channel/UCxDFRhF3Y1A_Gd0-cF8gbqQ

Imagem:
Por Alchemist-hp (talk) (www.pse-mendelejew.de) – Obra do próprio, FAL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10489915

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta