Por que seu motor tem cavalos?

Vem aprender o que significa ter cavalos motor do carro e de onde veio essa expressão!

Esta unidade de medida nasceu no mundo anglofônico quando James Watt precisou expressar equivalência de força da sua máquina a vapor.

Uma vez que usava-se o trabalho de cavalos para continuar movendo os moinhos, na ausência de ventos, Watt usou como referência para definir a força das maquinas a vapor. Verificou se um cavalo podia levantar 33000lb de água a uma altura de um pé em um minuto, e o mesmo aconteceria com tantos cavalos para substituir o trabalho de suas maquinas. Assim nasceu a unidade de medida horsepower, termo inglês que literalmente significa força de cavalo.

Como o cv não pertence ao Sistema Internacional de Unidades, atualmente tem um uso desigual e frequentemente impreciso, já que se lhe confunde com o hp (inglês). Assim, é habitual referir à potência dos motores de automóveis, embarcações etc. em cavalos; mas sem aclarar que nos países onde o Sistema Internacional é o único legal, se utiliza o kW (kilowatt) como unidade de potência, ainda que se acompanhe de sua equivalência em cv ou hp.

1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W

Fonte:
Canal Manual do Mundo
https://www.youtube.com/user/iberethenorio

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta