Saiu A Mais Nova Explicação Para A Estrela de Tabby!!

Quem estava com saudade da Estrela de Tabby?

Se você estava, temos uma nova explicação para o seu comportamento estranho.

Para quem não sabe ainda, acho difícil, o que é a estrela de Tabby, vamos para aquele resumo rápido.

Em 2015 um a astrônoma identificou na estrela KIC 8462852 um comportamento estranho, seu brilho sofria uma queda muito grande, grande se comparada às quedas de brilho causadas por exoplanetas, além disso, as quedas não eram periódicas.

Na época várias explicações apareceram: família de cometas, exoplaneta explodindo, explosão da própria estrela, anã marrom companheira, e até mesmo a tão falada Esfera de Dyson.

Por essa última ser a mais fantasiosa das explicações a estrela é muitas vezes chamada de Estrela da Megaestrutura Alienígena.

Desde então, a estrela tem sido objeto de estudo, a cada 2 ou 3 meses uma nova explicação surge, aqui no canal tem vários vídeos, é só escrever KIC 8462852 que você encontrará todos.

As últimas duas explicações é que poderia ser uma família de asteroides troianos e que poderia existir um gigantesco planeta com anéis ofuscando a estrela.

Agora surgiu mais uma até que parecida com essa do planeta de anéis.

Pesquisadores colombianos propuseram que um planeta com anéis, parecido com Saturno, teria uma órbita próxima da estrela.

Esse planeta poderia diminuir a luz da estrela de maneira irregular, da seguinte maneira, primeiro os anéis bloqueariam a luz da estrela, depois, o planeta bloquearia mais ainda, e então, os anéis novamente.

A força da estrela faria com que os anéis variassem de ângulo, como um bambolê e assim, a cada passagem com diferente angulação, a diminuição de brilho seria diferente.

Para testar essa ideia, os pesquisadores simularam como seria a curva de luz de uma estrela com um planeta com anéis a uma distância equivalente a 1 décimo da distância entre a Terra e o Sol.

Os colombianos propuseram ainda uma outra explicação, um satélite, ou um conjunto de satélites se destroçando na região próxima da estrela. Mas eles ainda não testaram essa ideia, e pretendem fazer o quanto antes.

Para um pesquisador da Universidade de Vanderbilt, essa explicação não o convence, pois para ele, as quedas de brilho são quase periódicas, e não algo tão aleatório assim.

Os pesquisadores colobianos disseram que o mais importante de tudo isso é mostrar que podem existir muitos mecanismos que são capazes de alterar a curva de luz de uma estrela. Mecanismos esses que nem imaginávamos existir há alguns anos e que daqui a alguns anos certamente iremos confirmar o que é.

Fontes:

https://www.newscientist.com/article/2144869-alien-megastructure-star-may-host-saturn-like-exoplanet/

https://arxiv.org/pdf/1708.04600.pdf

Canal Space Today
http://www.youtube.com/spacetodaytv

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta