Você está em uma BOLHA SOCIAL? Descubra!

Você está em uma bolha social! Só não sabe ainda!
Entenda como você entrou nela e também como sair dessa bolha!
Hoje a internet é um mundo muito maior do que se imaginava que fosse um dia, para isso encontrar informações relevantes para cada um de nós é um desafio. Os sistemas de buscas assim como as redes sociais procuram induzir você a encontrar o conteúdo mais relevante para você. Claro que o maior objetivo é puramente comercial, ou seja que tipo de produto ou ideia você costuma consumir?

Cada vez os algorítimos de personalização de conteúdo são muito mais eficazes em fazerem o seu trabalho, mas isto acaba levantando algum questionamento, e aquelas informações que não fazem parte da minha “bolha” ?

Isso mesmo, “bolha”, o que acaba acontecendo é que você começa a achar que todas as pessoas e todas as informações disponíveis acabam dando razão a tudo que você pensa e aos seus valores, ou seja , você começa a acreditar que está sempre certo em sua opiniões, sera isto mesmo?

A resposta é claro é depende, depende de como você interage com o ambiente da internet, se você se interessa apenas por um determinado assunto e ideologia você esta cada vez mais “afundado” e “isolado” dentro dessa “bolha”.

Mas se por sua vez você tem curiosidade por diversos tipos de opiniões, busca e pesquisa uma serie diversificada de assuntos, é bem provável que você comece a ver opiniões diferentes da sua, principalmente se você “clicar” nelas com a finalidade de se manter melhor informado mesmo quando uma determinada opinião não é somente a sua.

Resumindo , se você tem a mente aberta e pratica isso no seu dia a dia da internet, você terá milhares de opiniões e discussões sobre os assuntos que você gosta, mais se por acaso você tem pouco interesse em conhecer aquilo que não é estritamente de acordo com sua opiniões, então você corre o risco de aumentar o seu isolamento do resto do “mundo real”.

Esta discussão já é levantada a tempo , mas é dever das pessoas que presam pela diversidade de opiniões, pela busca de um maior conhecimento não só de um assunto, mais em um contexto mais amplo, vale um alerta, seja mais aberto e tolerante a diversidades de idéias e assuntos, seja menos “burro” em focar em somente uma idéias ou opinião, busque o conhecimento mais amplo, veja como pensam aqueles que têm opiniões diferentes da sua, por quais motivos temos tantas opiniões diferentes e até mesmo conflitantes.

Segue uma lista de vídeos bem interessantes que vale a pena ver para abrir um pouco a sua mente para o questionamento.As bolhas de informação podem ser prejudiciais… mas elas também podem ser fundamentais para manter sua sanidade.

Discussão no canal Nostagia:

Outras fontes:

Primata Falante: https://www.youtube.com/watch?v=PA-JaCaLvQ4

Peixe Babel: https://youtu.be/AUhwln_BBto

Pirula: https://youtu.be/lyA12PYVaXY

Castanhari : https://youtu.be/COgkI7GhFR0

Canal Nostagia:
https://www.youtube.com/channel/UCH2VZQBLFTOp6I_qgnBJCuQ

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta